domingo, 30 de maio de 2010

Desenho Propaganda

Trabalho proposto no curso de desenho no Oberg.
Briefing :
- Criação de anúncio de propaganda de um produto em papel tamanho A3.
- Slogan para o produto;
- Desenho à mão, lápis de cor;
- Referências: catálogos de moda e catálogos de perfumaria; 

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Nanquim em desenhos

Desenhos feitos à mão copiados de capas de livro, propaganda  e ilustrações, usando técnicas de naquim (caneta e/ou pincel):
Caneta nanquim com sombreamento tracejado

Nanquim (pincel) à seco + aguada

Aguada de nanquim (pincel) + Caneta nanquim + Pincel atômico (apenas na tipografia)

Aguada de nanquim (pincel) + Caneta nanquim + Guache

terça-feira, 25 de maio de 2010

Mais desenhos

Mais alguns desenhos de observação feitos à mão:

Refração

 
Retrato de rosto

Retrato

Caricatura com lápis de cor

domingo, 23 de maio de 2010

Desenhos

 

Fora o meu contato com Geometria Descritiva, Desenho Básico e Desenho Técnico na faculdade de Engenharia, meu contato com desenho era apenas para rascunhos e esboços para alguma cena de vídeos ou layouts e uma vez ou outra arriscava alguma caricatura, mas em busca de me aprimorar e ter uma base melhor para meus trabalhos seguintes  inicei no final de 2008 um curso de Desenho para Publicidade na escola de desenho OBERG, como minha noção de desenho artístico era mais intuitiva comecei do zero, com muitos  desenhos de bocas,  nariz, olhos, expressões, etc, e principalmente observação.
Além do desenho artístico, noções de perspectiva, pontos de luz, ponto de fuga, sombreamento, retratos, storyboard, cores, pintura, criação de anúncios e desenho de embalagem de produto, tudo desenhado e feito a mão ...  não me tornei nenhum desenhista super habilidoso, tenho muito a aprender ainda, mas tanta prática acabou gerando resultados interessantes como estes mostrados aqui e outros que devo postar em breve.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Site Paralelos 2009

O site dos Paralelos foi atualizado e renovado junto com o clipe de Minhas Desculpas. Todo feito em flash, simplificando informações e layout, animação do logotipo, player de aúdio, integração com vídeos no youtube e formulário para envio de e-mail direto do site. A versão 2009 do site da banda ficou assim:
 

Como o site da banda está fora do ar, esse site pode ser acessado atualmente aqui.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Videoclipe - Minhas Desculpas


Mais um clipe dos Paralelos, apesar de começar a editá-lo antes mesmo do clipe de Velha História, acabou sendo finalizado bem depois. Uma coletânea de imagens da banda estilizadas com animações stop motion que mais lembram artes gráficas de cartazes (algumas saíram direto de cartazes mostrados aqui, aqui e aqui). Bastante Photoshop, After Effects, paciência e um pouquinho de 3d em um clipe muito trabalhado e cheio de detalhes que só se notam quando se assiste mais de uma vez. A edição final foi feita em Vegas.

terça-feira, 18 de maio de 2010

CD-ROM Mármores - Comunicativa

Esse cd-rom demonstrativo de mármores foi um trabalho freelance para a agência de publicidade Comunicativa de Vila Velha-ES. Basicamente só não fiz as artes relativas a agência e as fotos, o resto todo (layout, animações, scripts, estrutura) foi feito em flash com uma animação em After Effects para introdução. Eis algumas 'screens' da animação e da parte funcional do cd-rom:

sábado, 15 de maio de 2010

Site Big Nectar

Para o site da rede Big Nectar, tirei todas as fotos das lanchonetes (lojas) e dos pratos, sucos e lanches do cardápio. O site foi feito todo em flash com animações do logo feitas em After Effects e utilização das cores predominantes das lojas.

PS: Esse site não está mais online mas pode ser conferido aqui.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Videoclipe - Velha História


Inicialmente o clipe era para o artista solo Neo, depois se tornou a banda gaúcha Auditiva. Em 2007 recebi apenas o roteiro da história e tive que desenvolver uma animação que misturasse filmagens com a estética de quadrinhos. A edição final foi em Vegas mas as animações foram feitas usando After Effects, Truespace, Poser, Particle Illusion, Photoshop, Illustrator e muita paciência, um bom exercício de rotoscopia. Esse clipe é exibido ainda hoje no canal UHF NGT, na MTV e no canal Multishow, e foi o vídeo mais votado na enquete Anima Garagem, do Garagem do Faustão, como melhor clipe de animação.

terça-feira, 11 de maio de 2010

CD-ROM Pegoretti Engenharia

'Screens' do cd-rom de apresentação para a Pegoretti Engenharia de Vitória-ES, todo feito em flash, com animação de introdução em After Effects:

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Videoclipe - Vintage


Ao ver os videoclipes dos Paralelos, o vocalista da banda Taska me procurou para fazer um clipe para  sua banda. A música escolhida foi "Vintage" e a exemplo dos clipes anteriores que fiz a edição final foi feita em Vegas, dessa vez a maioria das animações foram feitas em After Effects, usando também o Truespace para as animações em 3d. Esse clipe foi bastante exibido e ainda hoje passa na programação do canal UHF NGT.

domingo, 9 de maio de 2010

Videoclipe - Sem Volta


Começou como uma pequena animação quadro a quadro usando idéias e cores de placas de trânsito em corel que acabou gerando idéias que acabou crescendo e ... tornou-se  um videoclipe . Edição final em Vegas novamente, além das animações quadro a quadro feitos em corel, animações 3d em Truespace e filmagens em fundo branco (tanto material que acabou gerando uma V.2 do videoclipe). Resultado final: Mais um clipe dos Paralelos.


Uma curiosidade: Alguns anos depois fiz na faculdade de Design Gráfico um trabalho sobre Otl Aicher que remete exatamente a pictogramas que são usados em placas de trânsito nos dias atuais, mais uma coincidência, o fato de ele ter usado a figura de um Daschund para fazer o primeiro mascote de jogos olímpicos, em um pequeno detalhe do clipe há exatamente uma figura de um cão Daschund (do guitarrista da banda).

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Videoclipe - Lá Vem Ela


O primeiro videoclipe dos Paralelos fechava também o projeto audiovisual da banda (audio, imagem, vídeo) e embora pareça um trabalho de faculdade com predominância de ângulos baixos e inclinados, mescla de filmagens e fotos e transições simples (principalmente marcadas e realçadas pelos detalhes de guitarra), a edição ágil levou esse vídeo a ter alguma projeção no meio de bandas independentes e foi indicado a melhor vídeo independente de 2005 pela revista/zine virtual London Burning, ainda hoje é exibido no canal  UHF  NGT.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cartazes Paralelos (pt.5)

Pra finalizar os cartazes dos Paralelos, mais experiências de montagem e estilização usando photoshop :

terça-feira, 4 de maio de 2010

Cartazes Paralelos (pt.4)

Dessa vez só artes em Photoshop, apenas alguns exercícios de montagem usando estilização e cores:

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Cartazes Paralelos (pt.3)

Alguns cartazes de "propaganda virtual" anunciando o lançamento do cd demo da banda:

domingo, 2 de maio de 2010

Cartazes Paralelos (pt.2)

Mais cartazes de eventos, desta vez de 2005 e 2006: